.
Durall Madeiras

(65) 3326-9002 | 9 9215-9001

Perguntas Frequentes

Segundo a ABPM (Associação Brasileira de Preservadores de Madeira) preservação de madeiras é a adoção de técnicas que têm por objetivo estender ao máximo a vida útil da madeira em uso.
A madeira em uso pode estar sujeita ao ataque de vários agentes deterioradores destacando-se os agentes químicos físicos e biológicos. Os agentes físicos: representado principalmente pela ação combinada dos raios ultravioletas (UV) e a umidade, causando deterioração superficial da madeira, conhecida por intemperismo ou Weathering. Já os agentes biológicos são classificados nos grupos dos fungos, insetos e perfuradores marinhos (ABPM). Estes agentes podem atuar de forma conjunta ou separadamente, por essa razão é ideal realizar o tratamento da madeira, para que a madeira adquira imunidade em relação à incidência destes agentes e ganhe maior durabilidade.
A madeira utilizada como matéria-prima da Durall® é exclusivamente oriunda de florestas sustentáveis (florestas plantadas de eucalipto). São quase 2 mil hectares de florestas próprias que recebem um manejo diferenciado.
A Durall® Madeiras possuiu uma UPM (usina de preservação de madeira) composta de um autoclave com bombas de vácuo e pressão, vagonetas e sistemas de controles automatizados das densidades necessárias da composição química. Todo esse conjunto trabalha através do processo de vácuo e pressão com células cheia utilizando o arseniato de cobre cromatado (CCA) tipo C para imunizar a madeira, seguindo os rigorosos padrões estabelecidos pela ABNT. A Durall® utiliza o CCA tipo C que encontra-se devidamente registrado na lista de produtos preservativos de Madeira do IBAMA , disponível em:
http://www.ibama.gov.br/areas-tematicas-qa/produtos-preservativos-de-madeiras
Secagem: toda a madeira que chega ao pátio da indústria passa por uma rigorosa classificação por diâmetro e comprimento, retirada de possíveis tocos de galhos e descarte de peças defeituosas. Logo após, são colocadas em pilhas para secagem ao ar livre até que a umidade atinja entre 25 a 30% (conforme recomendação da norma técnica). Imediatamente ao atingir esta umidade as madeiras vão para tratamento para não perder suas características de resistência mecânica.

Confira aqui detalhadamente os processos de imunização.
Madeiras tratadas podem receber qualquer tipo de acabamento. O ideal são os acabamentos tipo stain que oferecem proteção aos raios ultravioletas, são hidrorepelentes e penetrantes. Além disso, no caso do CCA, o desempenho destes produtos comprovadamente apresenta maior durabilidade quando aplicados em madeiras com tratamentos cuja composição apresenta o elemento cromo (ABPM).
Por ser tratar de uma madeira roliça a madeira tratada é comercializada pela variação do seu diâmetro no topo (conforme estabelece a NBR 9480/2009) e comprimento, contudo algumas empresas adotam fazer a comercialização pelo “pé” da peça. A Durall® em respeito à norma técnica comercializa pela medida no topo.
Sim. A Legislação que regulamenta o setor de preservação se encontra relacionada abaixo.

IBAMA – Preservação de Madeiras
LEI Nº 4.797, De 20 de outubro de 1965
Portaria Normativa 151, De 24 de novembro de 1997
Portaria Interministerial Nº 292, De 28 de abril de 1989
Instrução Normativa Nº 5, De 20 de outubro de 1992
Norma Regulamentadora – NR 13 - Caldeiras e Vasos de Pressão (113.000-5
PORTARIA N.º 23, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1994 RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002
Fonte: ABPM (Associação Brasileira de Preservadores de Madeira)
NBR 16143 - Preservação de Madeiras - Sistema de categorias de uso.
NBR 6232 - Penetração e retenção de preservativos em madeira tratada sob pressão.
NBR 8456 - Postes de eucaliptos preservados para redes de distribuição de energia elétrica.
NBR 8457 - Postes de eucalipto preservado para redes de distribuição de energia elétrica - Dimensões.
NBR 9480 - Mourões de madeira preservada para cercas (em fase final de revisão).
NBR 7190 - Projeto de estruturas de madeiras (em fase final de revisão).
NBR 7511 - Dormente de madeira para via férrea.
NBR 6236 - Madeira para carretéis para fios, cordoalhas e cabos.
Fonte: ABPM (Associação Brasileira de Preservadores de Madeira)

Durall Madeiras

CEP: 78.300-000

Tangará da Serra - Mato Grosso

Ver Mapa

(65) 3326-9002

(65) 9 9215-9001

Booweb Sua Agência Digital